Mina da panasqueira renasce com volfrâmio
Durante a segunda Guerra Mundial estas minas eram exploradas para lhe ser retirado Volfrâmio. Este tinha a utilidade de endurecer as ligas metálicas para a construção de armas. Porém, recentemente com a crise do Urânio que substituiu o Volfrâmio as minas ganharam uma nova vida.
Mas a utilidade deste não se resume apenas á industria de armazenamento, visto que é bastante utilizado na industria elétrica para os filamentos das lâmpadas que nos iluminam.
Métodos de exploração:
Estes minerais encontram-se nos filões de quartzo que por sua vez se encontram encaixados nos xistos no Grupo das Beiras. Estes filões encontam-se em grande número na periferia de um granito não aflorante.
O método utilizado na atualidade é de câmaras e pilares, que é constituido por várias fases que podemos visualizar no vídeo
Fontes:
http://home.uevora.pt/~pmn/min/PAN002.htm
Tulipa produz eletricidade
http://www.youtube.com/watch?v=U1111Es6zPY&feature=player_embedded
No passado mês de Janeiro foi instalada uma nova tecnologia de produção de energia no Sul de Espanha com uma vida útil de aproximadamente 25 anos. Tudo seria até aqui normal se esta não tivesse uma forma bastante peculiar.
|
Tulip System |
Esta extrutura possui a forma de uma tulipa e recebe luz direcionada por um conjunto de 52 espelhos que fazem aumentar a temperatura do ar no seu interior até aos 1000º C, aquecendo o ar a alta pressão que vai activar uma turbina geradora de energia eletrica, sendo capaz de produzir energia eletrica que chega a sustentar entra 60 a 80 habitações. Este sistema é denominado por Tulipa System e foi desenvolvido pela empresa israelita AORA. É de referir que este sistema é bastante versátil, estando preparado para funcionar, em condições de luz solar intermitente em modo híbrido, recorrendo a combustíveis como o gasóleo ou o gás natural de forma a que a central possa funcionar ininterruptamente.
Fontes:
www.gizmag.com