segunda-feira, 12 de março de 2012

"Árvore Genealogica da Humanidade"


No âmbito da disciplina de geologia foi-nos dado a conhecer o Projecto genográfico através do documentário “A Arvore Genealógica da Humanidade” e sugerida uma pequena reflexão acerca do mesmo.

Este projecto resulta da parceria entre a National Geografic Society, a IBB e o geneticista Spencer Wells e pretende desvendar alguns mistérios da evolução humana e as suas migrações.

O documentário baseia-se no acompanhamento de uma equipa de recolha de células do epitélio bocal num dos lugares com maior diversidade étnica, o bairro de Quens em Nova Iorque. Os cientistas recolheram ADN a vários moradores deste bairro que sentiam necessidade de encontrar relações com os seus antepassados. Após a recolha do ADN foram feitas as análises necessárias esperando descobrir dados dos nossos ancestrais e provar que todos pertencemos á mesma arvore genealógica, “A grande arvore genealógica da humanidade”.

   As recolhas de ADN feitas por Spencer Wells e a sua equipa não foram suficientes, obrigando-os a visitar locais onde os povos vivem isolados e com costumes tradicionais de forma a ter dados suficientes para traçar um cronograma evolutivo comum.

Após o visionamento do documentário tomámos conhecimento que a origem da espécie humana remonta a África, de onde se pensa ter saído um ancestral comum do qual somos originários. É a partir desta informação que iniciamos a construção da árvore genealógica, que se vai ramificando até á atualidade. Após a conclusão das analises do ADN, vários moradores ficaram surpreendidos pelo facto da sua aparência física não tornar evidente a sua descendência. Descobriram que os seus antepassados se desenvolveram e adaptaram a climas diferentes e foi isso que provocou as suas variações físicas que se foram desenvolvendo.

Concluindo o líder do projecto, Spencer Wells, admite que os nossos ancestrais provêem de África e que as mudanças drásticas no clima da Terra influencioaram o seu desenvolvimento.





Fonte: https://genographic.nationalgeografic.com/genografic

Sem comentários:

Enviar um comentário