Glaciares
Os Glaciares são massas de gelo, que formam através da acumulação de neve. Para que surja um glaciar numa região é necessário que a precipitação nos meses de frio seja abundante. Após a queda de neve, e quando as temperaturas são baixas, ou seja, permanecem abaixo do ponto de congelação, os cristais de neve alteram-se devido á acção do seu próprio peso, passando a cristais hexagonais. Esta neve recristalizada denomina-se nevado, e conforme se vai acumulando o peso vai aumentar a pressão das camadas inferiores.
Fig. 1 Glaciar |
Agora que já falamos dos glaciares em geral vamos passar ao particular……
Vale do Zêzere
O vale do Zêzere da Serra da Estrela, é o maior vale glaciário da Europa, tendo 13km de extensão. O perfil típico é em “U”, com vertentes muito inclinadas. Este fornece-nos informações acerca do que aconteceu no passado. Os glaciares da serra da estrela deixaram depósitos sedimentares que caracterizam toda a paisagem tornando óbvia a existência de uma glaciação. As encostas deste vale são bastante íngremes o que comprova que já estiveram rodeadas de gelo.
Fig. 2 Vale do Zezere
As glaciações do Quaternário (as mais recentes), em Portugal foram menos severas do que na Europa, permitindo assim a sobrevivência de um grande número de espécies vegetais que se extinguiram em outros locais.
Fig.3 Imagem satelite do vale do Zezere
Sabias que:
O vale glaciar do Zêzere foi eleito para as “7 maravilhas naturais de Portugal”…
Fontes:
http://rusoares65.pbworks.com/w/page/4305378/Gloss%C3%A1rio%20-%20Glaciares
Sem comentários:
Enviar um comentário