Supercontinente Amásia
A Terra terá um novo supercontinente dentro de 50 a 200 milhões de anos. A Amásia resultará da junção da América e da Ásia junto ao Oceano Ártico, estimam geólogos da Universidade de Yale. Os actuais continentes do planeta serão empurrados para uma massa de terra única, em redor do Pólo Norte.
Primeiro deverão fundir-se as Américas e depois irão migrar para norte, colidindo com a Europo e a Ásia, mais ou menos onde hoje existe o Pólo Norte.
Primeiro deverão fundir-se as Américas e depois irão migrar para norte, colidindo com a Europo e a Ásia, mais ou menos onde hoje existe o Pólo Norte.
A Austrália deverá continuar a mover-se para Norte e fixar-se perto da Índia e o oceano Árctico e o Mar das Caraíbas desaparecerão, dentro de 50 a 200 milhões de anos.
Foram previstos três modelos possíveis para a localização do futuro supercontinente Amásia:
Os círculos equatoriais amarelos representam o supercontinente induzido por consequências do manto e a faixa azul representa um grande cinto de subducção da Pangeia.
Na fig.3, a Amásia poderia estar centrada em qualquer lugar ao longo do cinto de subducção da Pangeia.
As setas vermelham indicam onde as bacias oceânicas iriam fechar de acordo com cada modelo.
Os continentes estão representados nas coordenadas actuais.
Geólogos defendem que o novo supercontinente se irá formar no mesmo locar da Pangeia , outros defendem que se deverá formar no Árctico, a 90 graus do centro geográfico do supercontinente anterior, a Pangeia.
Fonte:
Sem comentários:
Enviar um comentário