terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Carta Topográfica

 






Reflexão: 
Com a elaboração desta carta topográfica, para alem de utilizarmos um novo programa informático, podemos também perceber o relevo desta região, que é representado graficamente através da curvas de nível, assim como os cursos de agua nela existentes.










 Reflexão: 
Nesta carta podemos facilmente localizar uma colina, através da observação das curvas de nível. Trata-se de uma colina pois as curvas de nível de menor cota estão a envolver as curvas de nível de maior cota.







Reflexão:
Este perfil topográfico foi o que levou mais tempo a concluir devido ao elevado número de linhas de água. Trata-se de uma zona com relevo acentuado proporcionado pela presença de colinas.







Reflexão:
Na carta acima representada é nos facilmente detectável a presença de colinas. Sabemos que são colinas através da interpretação das cuvas de nível. Quando as curvas de nível com menor cota envolvem as curvas de nível com menor cota trata-se de uma colina, quando se verifica o contrário trata-se de um vale.


Reflexão:
Através da observação da carta não se torna difícil afirmar que as curvas de nível apontam para a existência de uma colina, isto é, as curvas de nível de menor cota envolvem as de maior cota. 






Reflexão:

Após a realização desta carta topográfica podemos observar que a região acima representada possui um relevo muito acentuado, formado essencialmente por colinas. Estas são facilmente detectáveis pela visualização das cotas das curvas de nível. Esta carta topográfica possui também um número elevado de pontos cotados. 

Sem comentários:

Enviar um comentário